Folha Folha

Entenda mais sobre a coleta de resíduos sólidos urbanos

Os chamados Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs, de acordo com a norma NBR.10.004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT), denominados popularmente como resíduo urbano, são resultantes da atividade doméstica e comercial dos centros urbanos.

Os resíduos sólidos urbanos podem ser classificados das seguintes maneiras:

Os resíduos sólidos urbanos podem ser coletados de forma indiferenciada ou seletiva.

Indiferenciada quando não ocorre nenhum tipo de seleção durante a coleta.

Seletiva, quando os resíduos são recolhidos e já separados de acordo com seu tipo e destinação.

Ciclo

Por que reciclar?

O primeiro passo da reciclagem começa na sua própria casa reduzindo o consumo de resíduos. Ao utilizar embalagens reutilizáveis é possível gerar um ciclo reaproveitamento do que antes poderia ser descartado. Fazer a separação de materiais recicláveis com relação aos orgânicos facilita o trabalho das empresas de coleta e contribui com o trabalho das unidades de reciclagem.

Embora ainda pouco difundida, a separação do lixo e a consequente reciclagem de certos tipos de materiais vêm ganhando importância na vida de muitas pessoas e empresas. As vantagens da separação dos resíduos sólidos urbanos de maneira consciente trazem inúmeros benefícios à natureza, além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas restos de resíduos que não podem ser reaproveitados.

Sistema de conteinerização da coleta

Uma opção cada vez mais usada na gestão de resíduos sólidos urbanos é o uso de contêineres de lixo, disponíveis em diversos tamanhos para que se possa depositar de maneira fácil e pratica os resíduos orgânicos e recicláveis.

A qualidade na operação da coleta de resíduos sólidos urbanos depende do acondicionamento apropriado do lixo, além disso o uso de contêineres elimina odores indesejados e lixo esparramado nas vias publicas. Uma vez que a coleta seletiva é iniciada em um município, é necessário que o cidadão possua locais e dispositivos adequados para descarte dos itens orgânicos e recicláveis.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) coloca a responsabilidade não apenas da indústria e no comércio, mas também em quem descarta de maneira pouco ecológica seus itens, colocando a vida de outros em risco e degradando o meio ambiente.

Conteinerização
Conteinerização
Conteinerização

Quer saber mais sobre a destinação correta de resíduos? Conheça nossas soluções:

Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!